No Café com Química do mês de agosto teremos a Profa. Dra. Artionka Capiberibe e a aluna Adilce Ferraz apresentando dois temas referentes à Epistemologia Indígena.
- Isolados ou “integrados”: efeitos de um estereótipo sobre os direitos e a existência dos povos indígenas (Artionka Capiberibe)
Os povos indígenas se veem permanentemente confrontados a um estereótipo pelo qual indígena é aquele que vive isolado no meio da mata, nu e sem acesso a mercadorias. Além dessa imagem não dar conta da realidade atual dos povos indígenas, sua manutenção dificulta o entendimento sobre a complexidade dessa realidade e coloca entraves reais ao direito constitucionalmente garantido à diferença e diversidade indígena. Essa fala irá se debruçar sobre as ameaças que esse estereótipo apresenta para os direitos indígenas e para a afirmação da existência indígena contemporânea.
- Faces da indianidade contemporânea (Adilce Ferraz)
A partir da uma experiência própria, essa fala irá abordar o tema das epistemologias indígenas, por meio da questão: o que é ser indígena hoje? Buscando refletir especificamente sobre o que é ser mulher indígena concomitantemente em São Gabriel da Cachoeira (AM) e na Unicamp.
O evento será no Google Meet com transmissão ao vivo pela nossa página no facebook e o acesso ao meet será liberado apenas para o domínio Unicamp. Confirme presença no nosso evento: https://fb.me/e/VIZiP1mM Esperamos a participação de vocês!
Comentários