top of page
Foto do escritorGestão Primavera - CAEQ 2021

Dia do orgulho LGBTQIAP+

Hoje, 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Esta data remonta ao dia inicial da revolta de Stonewall, em que em 1969, um movimento liderado por mulheres trans pretas começou a se unir e lutar contra a opressão e repressão nos EUA em defesa do direito de existir.


E nesse mesmo mês em que se comemora a história desse movimento, recebemos notícias de travestis sendo incendiadas vivas, estupradas e violentadas, mulheres lésbicas sendo mortas por sua orientação e milhares de famílias tendo negados seus direitos. Notícias estas tratadas com normalidade pelo Velho Estado e não noticiadas pelo monopólio de imprensa.


Estes são apenas alguns exemplos dos diversos crimes cometidos todos os dias contra pessoas LGBTQIAP+. Tomemos esses casos e criemos a consciência de que ainda é tempo de luta, de revolta, e de lembrar que se estamos onde estamos é graças àqueles que lutaram antes de nós e até mesmo antes de Stonewall.

Lembremos hoje que, acima de tudo, continua sendo um dia de luta, luta pelo direito de existir, pelo direito à vida e vida com dignidade.


Que a luta LGBTQIAP+ e popular se fortaleça sempre contra o sistema de exploração heteronormativo, cisnormativo, alonormativo, amatonormativo, racista e machista.


Glossário:

Alonormatividade é a norma social de que a atração sexual é uma experiência de todos os humanos, a crença de que todos precisam praticar sexo para alcançar a felicidade e de que relações sexuais são o suprassumo da intimidade e impressindíveis em relacionamentos românticos.

Amatonornatividade é a norma social de que a atração romântica é uma experiência de todos os humanos, a crença de que todos precisam estar em um relacionamento romântico para alcançar a felicidade e que os relacionamentos românticos são superiores aos demais.


#paratodosverem Imagem com o objetivo de divulgar e conscientizar sobre o dia do orgulho LGBTQIAP+.

O fundo é uma representação de uma parede de tijolos branca.

Em primeiro plano podemos ver a bandeira do Orgulho LGBTQIAP+, que é composta de faixas horizontais nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, além de um triângulo na lateral esquerda, composto por uma bandeira amarela com um círculo roxo (Intersex), outra bandeira com faixas brancas, rosas, e azuis (Transgênero), além de faixas marrom e preta (Luta Racial).

Em segundo plano há duas imagens em preto e branco, a da direita é uma fotografia da ativista Marsha P Johnson, importante na revolta de Stonewall, ela está com uma pessoa branca de cabelos longos ao seu lado, de modo geral a imagem transmite um senso de coletividade. A imagem da direita é também uma fotografia de um embate entre manifestantes e policiais, também na época da Revolta de Stonewall.

Na parte inferior vemos os dizeres "Dia do orgulho LGBTQIAP+", em preto, em baixo: "Um dia de Luta e Resistência" (em maiúsculo).

Por fim, no canto direito, vemos o símbolo do CAEQ em preto, uma vidraria que se assemelha à letra Q, com o símbolo da Unicamp dentro. Em baixo dele há uma linha pontilhada na vertical, e embaixo dela há a logo da Gestão Primavera, uma flor que se assemelha à um átomo, em um gradiente de rosa e laranja.

A descrição da imagem é feita no texto.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page