Na Roda Marie Curie do mês de maio nós recebemos, com muito entusiasmo, a palestrante Thayna Santana da Costa. Thayna é formada em Nutrição e trabalha em projetos em algumas periferias de São Paulo; Paraisópolis, Capão, Itapecerica. Além de fazer parte do grupo de pesquisa @naosetratadepeso - de comportamento alimentar e outro de diversidade étnica -cultural. Segue um breve resumo do evento:
"Uma pesquisa realizada em 2020, desenvolvida pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), mostrou uma realidade ao qual o Brasil está enfrentando além da pandemia de Covid-19, os brasileiros também estão em insegurança alimentar.
Insegurança alimentar é quando alguém não sabe se vai comer por não ter acesso aos alimentos. Essa redução quantitativa de alimentos, vem afetando cerca de 19 milhões de brasileiros, o que coloca o Brasil novamente no mapa da fome.
Quem são esses brasileiros em situação de insegurança alimentar?
Na pesquisada realizada, em 11,1% dos domicílios chefiados por mulheres os habitantes estavam passando fome, contra 7,7% quando a pessoa de referência era homem; das residências habitadas por pessoas pretas e pardas, a fome esteve em 10,7%. Entre pessoas de cor/raça branca, esse percentual foi de 7,5%; a fome se fez presente em 14,7% dos lares em que a pessoa de referência não tinha escolaridade. Sendo assim, a fome tem cor, gênero e classe social."
A roda será dia 19 de Maio às 17:00. Como sempre a entrada na sala do Google Meet será restrita à e-mails do domínio Unicamp e haverá transmissão por nossa página do Facebook.
Comentarios